B Fachada “Criôlo”

 
B Fachada, um tipo que gosta de provocar o que, num País de mentes estreitas e caminhos tão apertados como é a Lusitânia, faz com que não haja direito ao meio termo. Ou se gosta muito ou, então, provoca no gosto uma fricção tão antagónica que despontam ganas capazes de reactivar fogueiras e queimadas de objectos musicais.
 
Ao longo da sua profícua carreira em edições, B tem-nos servido música composta a dois andamentos – um pouco como a Moda, que se vai dividindo entre as temporadas Primavera/Verão e Outono/Inverno. Este Verão fomos brindados com “Criôlo”, um disco pertencente à estação mais luminosa.
 
Nesta nova rodela, B deixa a guitarra no saco e atira-se de forma descarada aos teclados, oferecendo-nos qualquer coisa como um disco africano light, música de baile chique para dançar de corpos colados enquanto se trocam olhares marotos e se tecem lamentos por uma nação à beira do fanico.
 


“Criôlo” é uma festa imensa: Em «Afro-xula» dança-se para esquecer, entre o navegar de Fausto e a mensagem (não ler sms) de Fernando Pessoa; «98» serve para rever, sem qualquer arrependimento, uma escola feita pela via literária; em «Como calha» deseja-se que a vida seja para sempre airada, para não ter de se escolher entre “juntar-se a um homem lindo ou fingir que se vai dormindo”; «É normal» questiona o conceito de normalidade, levantando delírios filosóficos como este: “jantar com gente em roda, trabalhar até o final, muita mama e boa foda é excepcional. Mas papar a ver a bola, reformar por bater mal, mais ampolas para a cachola é normal”; «Carlos T» é mais um daquelas confusões sentimentais à moda de Fachada, entre o (falso?) desejo de assentar e uma bicuda relação entre amantes; «Quem quer fumar com o b fachada» funciona ao estilo do velho método duas e roda; «Tendinite» é um mau prenúncio para o uso abusivo da masturbação; «Baladona» é encerramento com tons de melancolia, como que a dizer que a festa foi boa mas é chegada a hora de ir para casa.

Vários sons 2012 (5)

Flying Lotus - Until The Quiet Comes



Grizzly Bear "Yet Again"



Cat Power - Cherokee



Tame Impala - Elephant