Portugueses continuam mal informados sobre o virus HIV


Apesar de todas as campanhas, a sociedade portuguesa continua mal informada sobre a HIV/Sida.

A conclusão é de um estudo da Universidade Católica divulgado hoje, dia mundial em que se assinala a luta contra a Sida.

A investigação da Universidade Católica refere que para além de não conhecerem os riscos da SIDA, são muitos os portugueses que recusam fazer a despistagem da doença.

Disponibilizo então, uma informação resumida sobre este "bicho de 7 cabeças" que é o vírus do HIV, na esperança de que quem por aqui passa, retenha alguma coisita (já era um principio), é que o nº de infectados no nosso país não para de crescer e o top europeu (como em tantas outras desgraças, como é o caso das mortes nas estradas) já foi atingido:

A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).

Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões.

A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.




Nos últimos 25 anos e de acordo com casos notificados, o virús HIV/Sida já infectou mais de 33 mil portugueses.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi dizer que cerca de 90% dos estudantes de medicina não usam preservativo e que eles têm uma incidencia elevada do virus da Sida...

Parece me dificil de acreditar.

Ja ouviste falar nisso?

Pepezito disse...

São de medicina. Está tudo dito...