Futebol ou andebol?

O golo francês que selou o empate (1-1) no jogo França-Irlanda — e o consequente apuramento da equipa francesa para o Mundial de Futebol de 2010 — vai ficar na história burlesca do futebol: antes do passe decisivo para William Gallas, autor do golo, Thierry Henry ajeitou a bola com a mão (por duas vezes!), num estilo digno do mais puro e elegante andebol [em baixo, imagens em movimento].



Mais do que isso: a memória de tão bizarro lance vai entrar também na galeria mitológica do futebol e na eterna discussão sobre o fair play e, em última instância, a dignidade dos gestos de cada atleta.

Enfim, o andebol de Henry tem já lugar garantido no imaginário televisivo da verdade. É apenas um mero golo de um simples jogo de futebol — mas não devemos recusar o prazer de tão luminosa evidência.

E por falar em inequívocas verdades!!!! Mas que grande “joga” foi ontem produzida pela nossa estimada selecção (também ela muitas vezes mártir de injustiças) em Sarajevo!!! Não acham???

2 comentários:

Stannares disse...

Eu cá acho que os franceses até tem razão de queixa no lance e o arbitro só deixou seguir porque a bola entrou: se fosse ao lado certamente marcaria penaltie, vejam bem o nº 17 da frança a ser empurrado...

mari disse...

esta merda fez-me lembrar uma meia final no euro2000 contra a frança.

a mão do Abel foi bem melhor disfarçada que o do henry...

enfim, a frança tinha de ir ao mundial, o presidente da uefa não iria querer o contrário...