Jornalismo troglodita

Convido a leitura de uma crónica do blog da revista visão, porventura uma das poucas que por aí encontrei com pés e cabeça, e que analisa de forma justa (leia-se racional) o cognominado “insucesso” dos nossos atletas olímpicos.

E agora que Nelson Évora acaba de ganhar a medalha de ouro no triplo-salto, e amanhã, quando o hino português tocar pela primeira vez nestes últimos 12 anos em jogos olímpicos , será que voltamos a ser de novo “grandes”? É que de há uns dias para cá, apenas se ouve falar de um suposto "desastre" olímpico em Pequim.


Mais que o abominável jornalismo troglodita (qual sanguessuga de apoteose mediática, qual quê?) que infelizmente existe a potes na nossa sociedade, o que na realidade me impressiona, é o facilitismo com que as opiniões no nosso país são influenciadas por este.

3 comentários:

O Império disse...

Gostei da comparação muito ,muito pertinente do 4º lugar do Gustavo Lima com 4º lugar da Selecçao de futebol do mundial de 2006.

O problema é mesmo o tipo de jornalismo que se tem feito e a má gestão das espectativas.

O que acho pior é crucificarem atletas porque tiveram o azar de fazer graçolas fora do contexto... que tristeza.

Pepezito disse...

Ora nem mais meu perene companheiro desta demanda pelo mundo virtual. Minha inestimável “baratinha” (quando vires o Wall-e, vais perceber esta).

Esta história em torno do jornalismo troglodita já cheira mal. Não história como é óbvio, mas sim o próprio jornalismo. Veja-se o caso da cobertura televisiva que comunidade de etnia cigana de Loures teve direito durante a reivindicação de novas casas depois de se terem envolvido num apoteótico Western, de fazer inveja às maiores entidades Holiodescas .

Sim, porque direitos é o que não lhes faltam, ainda que a ideia transmitida pelos media fosse precisamente a contrária.

O circo piegas que se montou foi de uma tal qualidade e persistência (durante uma semana inteira não se falou de outra coisa) que eu, mesmo sabendo que aqueles “pobres” coitados não pagavam os míseros cêntimos de renda, bem como a água e luz dos seus aposentos, não deixei de ficar comovido… inclusive conter uma ligeira lágrima ao visualizar aquilo que mais parecia um autêntico genocídio.

Por isso fica o aviso: TENHAM CUIDADO. TENHAM MUITO CUIDADO. OU AINDA SOFREM ALGUM TIPO DE LAVAGEM CEREBRAL SEM DAREM CONTA DISSO.

Teresa disse...

é por isso que eu me dedico apenas às leituras do mundo cor-de rosa!!

Assim não canso os nervos e não dou cabo da beleza!!

beijão para ti e para a doentinha, tadita!!!!