Uma aula de Francês…

… falada em bom Português.

Muito se tem dito sobre a estudante histérica (sem querer fazer qualquer tipo de juízo depreciativo, leia-se… desequilibrada) do liceu Carolina Michaelis da nossa majestosa cidade invicta, que afrontou a docente por causa de um telemóvel.

Aliás, passadas quase 2 semanas após este incidente o tema parece ainda estar em voga. Mas não censuro a persistência dos media. Raras são as vezes que, quando o circo está montado, são as feras a tomar conta das rédeas do espectáculo…


Nem a terceira derrota consecutiva de Portugal contra a Grécia foi capaz de o abafar!

No entanto, existem dois pontos que tem escapado à maioria das análises, inclusivamente ao minucioso e traquina comentário colocado pelo nosso amigo Império na anterior crónica.

Primeiro:
Por que razão 100 mil professores protestam contra as políticas do governo, mas "calam" as humilhações que sofrem às mãos dos seus alunos?

Agora que o pano que cobria este vergonhoso ritual se encontra levantado, assiste-se, todos os dias, a uma panóplia de depoimentos doutros professores a queixarem-se do mesmo.

Não quero, com isto, que me interpretem mal e cogitem sobre a possibilidade de eu estar para aqui acusar esta nobre classe laboral de hipocrisia (não, nem coisa parecida!!!).

Independentemente da falta de pulso revelado pela professora, eu sou apologista de que aquele telemóvel, há muito deveria ter sido esborrachado no meio dos olhos da moçoila.

Segundo, e mais importante facto:
Será que ninguém reparou no talento do jovem que filmou tudo?

Reparem na forma segura com que maneja a "câmara";

Como percebe instintivamente o poder do drama que se desenrola à sua frente ("É um espectáculo, pá!");

Como nunca perde o sentido da acção e se preocupa com o sentido estético ("Oh rui, oh rui, sai daí", "Oh gorda, oh faxona, sai daí"), um autêntico líder!!!

A forma como anuncia o clímax ("a velha vai cair");

E, por fim, o faro comercial de colocar o vídeo no Youtube.

Caramba! É deste tipo de prodígios que o cinema Português necessita. Estes 98 segundos são dos mais poderosos que alguma vez se manufacturaram em Portugal.

Cá para mim, o miúdo vai longe. Ora, se por obséquio te encontras a ler estas palavras de incentivo, não desanimes rapaz. Estou crente que um futuro risonho te espera…


O mesmo já não posso dizer da tua musa inspiradora!

Não me admirava nada que, um dia destes, a encontrasse a vender telemóveis, de fonte suspeita, na feira da Vandoma. Pois, sendo um dos requisitos indispensáveis (a par do vocabulário grosseiro), para uma carreira de sucesso como feirante, umas goelas bem afinadas, ninguém pode negar que esta não as tenha.

4 comentários:

Anónimo disse...

é uma grande estupidez... o que se passou nesse video nao tem nada de especial.. e estao a fazer um alarido dos diabos... "Aluna agride professora" alguem viu a gaja a bater na "velha"?

Aqui entre nós. Lembram-se quando o "Chuta" (Paulo) se atirou ao professor de matemática do 9º ano? ou daquilo que nós fizemos ao homem? Tem comparaçao possivel?

E dizem que agora a escola esta mais violenta... que hipocrisia... Varias vezes eu saí da "Augusto Gil" com 50 gajos à minha espera para me bater.. isso é que é agressão! Agora "DÁ ME O TELEMÓVEL?!" que grande paneleirice...

Claro que não estou dacordo com o comportamento da miuda, mas nao foi nada de merecesse esta crucificaçao.

E já agora, eu tambem vi no vídeo uma professora envolver-se fisicamente com uma aluna. A atitude correcta da senhora seria nao se envolver fisicamente largar o telemovel e resolver a coisa no conselho directivo ou na policia se necessario e nunca fazer a figura que se viu. É que figuras destas percebem se numa miuda de 14 anos mas numa professora acho que nao.

Ninguem é inocente.

Lisa's mau feitio disse...

Bem, tanto a dizer...

Eu que já tive um aluno de 9 anos deitado no chão a chorar baba e ranho porque lhe retirei dois "Tazos"...
Eu que já tive uma aluna a chorar meia manhã porque lhe retirei da mesa uma boneca que dizia em espanhol "mamã" sempre que eu passava.
Eu que já tive um aluno a chorar copiosamente porque lhe retirei uma PSP durante uma avaliação.
Eu que já tive um aluno a chorar horrores porque lhe retirei... Imagine-se... um TELEMÓVEL...

Meeeeeeedoooooo... Muito meeeeeedo!!

ahahahahah

Não fora os 9 anitos desta cambadinha toda e estaria eu famosa aí no Youtube a dar valentes bofetadas à pita tonta que me tratasse por tu e que me desse uma ordem, finalizada com um "jáaaaaaaaa" como o da menina!!

De facto a professora esteve bem mal... A professora tem forçosamente de ser avaliada no final do ano lectivo com uma péssima nota sobre o seu desempenho. a professora não agiu correctamente.

Esta senhora, pelos vistos de alguma idade, assim um aluno a apelidou (velha, não foi!!), estaria à altura se tivesse dado uma valente bofetada naquela malcriadona, bem como uma cacetada naqueles tipos todos. de seguida, e se fosse corajosa como eu, retiraria TODOS os telemoveis aos restantes alunos. E claro, continuaria a tentar chamar alguém do conselho executivo!! Pela Santa Rafaela Maria...

Vou-me já embora pq n estou para me enervar mais, Pepezito. Depois vêm aí os teus leitores todos destratarem-me e eu não quero problemas. Até pq o meu telemóvel é piurço de velho e de feio.
eu vou é pedir à tal velha que me confisque o meu para a minha Mãe me dar depois um 3G, ora.

Pepezito, dá um kiss na moçoila.
bom fim-de-semana.

Lisa's mau feitio disse...

Bom diaaaaaaaaaaaa!!:)

PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA

HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA A AMIGUXA MAILINDA
UMA "SOVA" DE PALMAS!!!

AHAHAHHAHA

CONFETISSSSSSSSSSS
SERPENTINASSSSSSSSSS
SALTINHOSSSSSSSSSS
GRITINHOSSSSSSSS


BOLO!!! BOLO!!! BOLO!!!

:)

Pepezito, dá um beijo por mim na moçoila, sim?:)

Lisa

Anónimo disse...

Lisa.. eu percebo a tua posição, e a verdade é que eu nunca passei pelo papel de professor para perceber aquilo que vocês passam com a falta de educaçao dos miudos.

O problema é que se vamos entrar pelo jogo da pancada: "(...)se tivesse dado uma valente bofetada naquela malcriadona, bem como uma cacetada naqueles tipos todos.(...)" tenho a certeza que haverá sempre um miudo de 14 anos com corpo de 20 que ganha o jogo.

O que eu acho é que não é obrigação dos professores lidarem com situações de confronto fisico como esta. Deveria haver pessoal qualificado para isso e com funções para isso a que os professores pudessem libertar esse fardo e ensinar os putos. Dar bons castigos.

Hoje de manhã ouvi na TSF uma professora que tinha a mesma opinião que eu, uma professora que tentou o suicidio porque uma aluna que queria reaver o telemovel deu lhe um murro. Isto sim é agressão. O que prova que não estou contra os professores.

Existem verdadeiros marginais nas salas de aulas (daqueles que se dedicam ao roubo e à pancadaria na rua) e os jornais mostram uma miuda com as hormonas à flor da pele a exceder-se, não deu nenhum murro, puxou pelo telemovel que a professora tão freneticamente (tal como a miuda) agarrava.

Onde estão as expulsões dos marginais que dão murros, aterrorizam os colegas, professores e funcionários?

A atitude correcta dos professores, como bons profissionais e essenciais à sociedade, perante uma situação destas é queixarem-se aos seus superiores e dizerem: " Não tenho condições para dar a aula"

Apanhei muita pancada na primária para aprender.. daquelas sovas em que se usavam as "palmatórias" e tenho a certeza que esse não é o caminho.

Uma boa semana para ti.