Overdose acidental

Segundo as notícias "O actor Heath Ledger morreu em virtude de uma overdose acidental de remédios controlados, entre os quais analgésicos, tranquilizantes e pílulas para dormir".

É incrível verificar a quantidade de medicamentos detectados nas análises subsequentes à autópsia, entre os quais: oxicodona, hidrocodona, diazepam, temazepam, alprazolam e doxilamina.

Para os mais interessados na matéria fica a informação:
A oxicodona (vendida comercialmente sob o nome OxyContin) e a hidrocodona (o Vicodin) são analgésicos fortes da família da morfina e da heroína e, quando tomados em excesso, têm efeitos perigosos baixando o ritmo cardíaco e a respiração, podendo até levar à morte.

O diazepam (mais conhecido comercialmente como Valium), o temazepam (o Restoril) e o alprazolam (o Xanax) são tranquilizantes. Todos os três são usados para tratar transtornos de ansiedade e insónia. A doxilamina é um anti-alérgico que pode ter efeitos sedativos.

Concluiu-se, então, que a combinação dos remédios contra a ansiedade certamente fortaleceu o efeito dos analgésicos e prejudicou grandemente a capacidade cardiorespiratória.

Pelo que me pergunto: Como é que é possível alguém ter a prescrição médica de uma quantidade tão grande e diversa de medicamentos e, ainda por cima, proveniente de diferentes médicos? Perante este facto não há depressão aguda que aguente, pois até que ponto Heath Ledger teria consciência dos efeitos e perigos do Cocktail de remédios que andava a tomar?

Fico, portanto, com impressão de que alguma coisa poderia ter sido feita para evitar este infortúnio!

Dito isto e, ao ver a foto seguinte, instala-se uma leve sensação de Déja vu...
... pois será que alguém se lembra de Brandon Lee?

Resta esperar impacientemente pela estreia do filme "The Dark Knight", no dia 18 de Julho deste ano, e ver terminado o trabalho de um dos actores mais talentosos da sua geração.

0 comentários: