Um pouco de música

Após ter divulgado e publicitado no blogue dos Stannares três grandes fenómenos da música portuguesa, Julia Santos, Adão Freitas e Ninfa Artemis, sinto que o meu contributo em prol da música nacional foi cumprido.
Como tal, acho estar na altura de atravessar fronteiras e falar um pouco de outros "estilos" musicais que não os da língua de Camões. Não que o seu valor musical seja superior ao destes nossos conterrâneos que, diga-se de sua justiça, revelam uma originalidade e criatividade sem iguais.

Assim, a procura de sugestões constituiu uma extrema responsabilidade, pois estava longe de ser minha intenção prejudicar o bom gosto discográfico revelado até à data!

Então, que seres transcendentais teriam o poder quase que inimaginável de fazer esquecer a fama destes trovadores líricos, autênticos heróis e ícones lusos?

Perante a escassez de opções, a solução para este dilema era óbvia e encontrava-se naquela que é considerada por muitos (eu inclusive) a melhor banda de todos os tempos. Falo, é claro, dos Radiohead cujo reportório é inexpugnavelmente sublime e vasto, ao ponto de cada um dos seus álbuns permitir-lhes dar um memorável e inesquecível concerto (excepto, é claro, o 1º donde se aproveitam no máximo 2 músicas).

As suas partituras são intemporais e exemplos disso são os álbuns Amnesiac e Ok Computer, este último considerado o melhor alguma vez feito.

Como alguém sabiamente me disse uma vez :
- Estes gajos parecem que cagam musica! - tão extensa e divinal é a sua obra.

No entanto, nem tudo são rosas e, ao que parece, mais uma vez Portugal não se encontra nos seus destinos de torné. Perfazem assim 6 longos anos desde a última vez que puseram os pés no nosso território. Acho que um concerto na Casa da Música justificaria finalmente o investimento dos 75 milhões de euros lá gastos!

Para aqueles que gostam de ouvir boa música e não poderão ir aos concertos espalhados pela Europa, aqui ficam dois vídeos que são prova evidente da genialidade destes deuses da música e resultam do seu último trabalho "In rainbows". Vídeos estes, ao qual ninguém pode ficar indiferente (pelo menos ao olho dormente e expressões faciais de Tom Yorke dificilmente alguém fica...):



Se mesmo assim ficaram pouco ou nada convencidos, e na realidade, acham que o aqui foi demonstrado traduz um talento inegável para encher chouriços, então certamente gostarão de saber que:

0 comentários: